TRABALHO COLABORATIVO

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TRABALHO COLABORATIVO

Mensagem por denisesousa em Seg Mar 19, 2018 8:30 pm

Estou aguardando o posicionamento de cada discente.
Uma excelente discussão!
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Re: TRABALHO COLABORATIVO

Mensagem por Kelly Barbosa Silva em Seg Mar 19, 2018 8:52 pm

Professora, já tive acesso ao texto, em breve postarei meu posicionamento! Surprised
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Re: TRABALHO COLABORATIVO

Mensagem por ElizalvaMeneses em Seg Mar 19, 2018 9:38 pm

Professora já entrei no fórum da turma

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Re: TRABALHO COLABORATIVO

Mensagem por Priscilla Gomes Correia em Seg Mar 19, 2018 10:25 pm

Conectar-se eu consegui. Mas tou perdida! kkk E também não consegui encontrar o texto do boi com chifre! Razz Razz Razz
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Re: TRABALHO COLABORATIVO

Mensagem por Carla Gislene Oliveira em Dom Mar 25, 2018 2:42 pm

As tecnologias perpassam o tempo, e cada vez mais estamos inseridos nesse contexto tecnológico.Uma modernização rápida, ampliando a possibilidade de inserção a novos conhecimentos.
É notável o crescimento da comunicação através das redes digitais, principalmente pela internet. Relações que compartilham desde trocas intelectuais, sociais, conversas informais ,numa perspectiva coletiva para construir novas ideias, visto que, ninguém tem uma história igual à de outra pessoa.
As tecnologias digitais ainda são resistentes a alguns profissionais da educação, talvez  pelas praticas pedagógicas continuarem pautadas em velhos paradigmas , onde o professor é o detentor do saber ou por não terem pratica no manuseio dessas. Assim, as tic  entram na escola apenas como dispositivos técnicos , o que não proporciona nenhuma mudança no processo educativo.
O ciberespaço precisa ser concebido como lugar de inovação , de co-laboração social, politica e de mobilidade das praticas pedagógicas. Para tal, é preciso que o professor enquanto mediador, auxilie o usuário desse espaço a trabalhar com as informações de maneira consciente , construindo o conhecimento coletivamente.
O trabalho colaborativo implica o desenvolvimento de processos interacionistas, que visam encorajar os sujeitos a atuarem em coletivo para a construção de diferentes conhecimentos e saberes. Não existe um único detentor do conhecimento, todos se alternam nos papeis de educadores e educandos , compartilhando informações ininterruptas e significáveis.
Segundo o professor doutor Athail Rangel, todo aprendizado eficaz sempre resulta na construção de algum artefato passível de uso por parte de outros - uma anotação, uma mensagem eletrônica, uma imagem, ou um programa para computador,por exemplo.
A atividade colaborativa mediada pelas redes digitais tem seus desafios, visto que, não é fácil transgredir um movimento "linear" de ensinar e aprender, construído ao longo da história.

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O trabalho colaborativo em educação e seus benefícios.

Mensagem por Sara Ramos em Dom Mar 25, 2018 8:42 pm

Na sociedade moderna usamos a escrita e a leitura, os signos mediadores o tempo todo em práticas muito diferenciadas, inclusive que não são valorizados pela escola. Em nossas práticas sociais nos comunicamos não apenas por meio de palavras, mas também de sinais, gestos e imagens, entre outros recursos que configuram a comunicação como um evento multimodal que agrega diversos modos e recursos, independente do meio pela qual ela se realize, seja oral ou escrito, impresso ou digital. As múltiplas linguagens, ou multimodalidades, estão envolvidos em toda produção ou leitura dos textos e cada modalidade tem suas potencialidades de representação e de comunicação, produzidas culturalmente. Ao utilizarmos esses recursos de aprendizagem, na tentativa de buscar formas de falar com imagens, vídeos e outras formas de diálogo, estabelecemos uma relação (multimodalidade). Não há como negar que avanços nas Tecnologias Digitais da Comunicação e Informação têm proporcionado mudanças consideráveis em nossa sociedade em diferentes aspectos, tais como pessoal, social, cultural e educacional. Há a necessidade de que a tecnologia seja discutida como um meio, não um fim, e isso nos remete ao letramento digital relacionada à capacidade de os indivíduos utilizarem as tecnologias digitais em ambiente educacional com o objetivo de facilitar o processo de ensino-aprendizagem, buscando mostrar a importância das tecnologias digitais da comunicação e informação como novas formas de mediar o conhecimento e do próprio educando selecionar sua forma de educação, havendo autonomia e voz dentro da sala de aula numa relação colaborativa com seu educador e colegas. Razz
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O USO DA INTERNET NO AMBIENTE ESCOLAR

Mensagem por Cíntia Espírito Santo em Seg Mar 26, 2018 6:24 pm

As tecnologias digitais invadiram o mundo moderno e a maneira de viver dos seres humanos em todo o mundo, trouxeram inclusive, novas maneiras para se trabalhar a educação no âmbito escolar. A internet tem fascinado o mundo com suas multifuncionalidades, apresentou ao mundo uma nova maneira de se comunicar e produzir conhecimento, o que de fato é muito útil, porém ainda não é bem vista por todos quando se trata de trabalhá-las em sala de aula, de fato, utilizar a internet e suas multifacetas não são suficientes para agradar aos alunos de um modo geral, uma vez que podem ter acessos a uma infinidade de jogos educativos e prazerosos, diferente  da tecnologia usada em sala de aula por seus educadores.
     O professor moderno enfrenta atualmente um grande dilema: utilizar a internet e agradar aos discentes, fazendo-os entenderem o assunto, o que faz com que o professor tenha ainda uma tarefa ainda mais complexa em sala. Porém fazer uso de atividades na rede pode fazer com que os alunos realizem um trabalho colaborativo, ajudando aos outros com seus conhecimentos e adquirindo novos, o que pode acontecer também com os seus tutores escolares.
     De fato, as redes sociais presentes no dia a dia de todos, já oferecem uma gama de conhecimentos extra classe o que ocasiona de o aluno algumas vezes chegar na escola com uma noção do assunto e às vezes até dominando certos temas, o que não é ruim pois pode proporcionar excelentes discursões em sala, uma vez que o aluno deve ser de fato o protagonista do seu aprendizado, cabe aqui o professor valorizar o aluno para assim apoiá-lo na busca pelo conhecimento.
     A aquisição de software livre pode ser muito útil, pois oferece vários recursos sem custos adicionais para seu uso, o que proporciona maior liberdade em seu uso, uma vez que o usuário pode realizar modificações, pois a partir do momento que adquire uma cópia ou realiza download do aplicativo ou programa, torna-se proprietário, o que proporciona  aos professores usarem no seu dia a dia escolar, transformando-o como desejar para melhor usar com seus alunos, essa liberdade pode deixar o aprendizado mais atraente e divertido.
     Vale ressaltar ainda que apesar de ter surgido na década de 1960, a internet ainda não é uma realidade para todos, apesar de estar difundida por todo o mundo, o que causa ai um novo tipo de desigualdade, a desigualdade de acesso à internet, neste caso, os alunos e professores enfrentam uma grande diversidade, de um lado um mundo conectado e com facilidades , de outro a dura realidade para adquirir novos saberes e concorrer em um vestibular por exemplo(no caso dos alunos), e ainda, a dura missão para os professores que precisam adequar-se à realidades diferentes para ajudar na aprendizagem de novos saberes.
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Carla, gostei da sua resposta, na verdade ainda há muito caminho para avançar.

Mensagem por Cíntia Espírito Santo em Seg Mar 26, 2018 7:29 pm

Carla Gislene Oliveira escreveu:    As tecnologias perpassam o tempo, e cada vez mais estamos inseridos nesse contexto tecnológico.Uma modernização rápida, ampliando a possibilidade de inserção a novos conhecimentos.
   É notável o crescimento da comunicação através das redes digitais, principalmente pela internet. Relações que compartilham desde trocas intelectuais, sociais, conversas informais ,numa perspectiva coletiva para construir novas ideias, visto que, ninguém tem uma história igual à de outra pessoa.
  As tecnologias digitais ainda são resistentes a alguns profissionais da educação, talvez  pelas praticas pedagógicas continuarem pautadas em velhos paradigmas , onde o professor é o detentor do saber ou por não terem pratica no manuseio dessas. Assim, as tic  entram na escola apenas como dispositivos técnicos , o que não proporciona nenhuma mudança no processo educativo.
  O ciberespaço precisa ser concebido como lugar de inovação , de co-laboração social, politica e de mobilidade das praticas pedagógicas. Para tal, é preciso que o professor enquanto mediador, auxilie o usuário desse espaço a trabalhar com as informações de maneira consciente , construindo o conhecimento coletivamente.
  O trabalho colaborativo implica o desenvolvimento de processos interacionistas, que visam encorajar os sujeitos a atuarem em coletivo para a construção de diferentes conhecimentos e saberes. Não existe um único detentor do conhecimento, todos se alternam nos papeis de educadores e educandos , compartilhando informações ininterruptas e significáveis.
  Segundo o professor doutor Athail Rangel, todo aprendizado eficaz sempre resulta na construção de algum artefato passível de uso por parte de outros - uma anotação, uma mensagem eletrônica, uma imagem, ou um programa para computador,por exemplo.
  A atividade colaborativa mediada pelas redes digitais tem seus desafios, visto que, não é fácil transgredir um movimento "linear" de ensinar e aprender, construído ao longo da história.
[ A verdade é que as tecnologias digitais, invadiram a sociedade e hoje pode se dizer que dominam o mundo, e como foi comentado por você elas se inovam rapidamente e força seus usuários a se adequarem, talvez esse fato é o que torna muitos professores resistentes, pois a educação ainda resiste a certas inovações, apesar de já ter evoluído muito atualmente, ainda há barreiras a serem quebradas, principalmente no que diz respeito a uma boa formação digital para todos.]


Última edição por Cíntia Espírito Santo em Seg Mar 26, 2018 7:33 pm, editado 1 vez(es)
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Sara, achei sua resposta interessante

Mensagem por Cíntia Espírito Santo em Seg Mar 26, 2018 7:32 pm

Sara Ramos escreveu:
Na sociedade moderna usamos a escrita e a leitura, os signos mediadores o tempo todo em práticas muito diferenciadas, inclusive que não são valorizados pela escola. Em nossas práticas sociais nos comunicamos não apenas por meio de palavras, mas também de sinais, gestos e imagens, entre outros recursos que configuram a comunicação como um evento multimodal que agrega diversos modos e recursos, independente do meio pela qual ela se realize, seja oral ou escrito, impresso ou digital. As múltiplas linguagens, ou multimodalidades, estão envolvidos em toda produção ou leitura dos textos e cada modalidade tem suas potencialidades de representação e de comunicação, produzidas culturalmente. Ao utilizarmos esses recursos de aprendizagem, na tentativa de buscar formas de falar com imagens, vídeos e outras formas de diálogo, estabelecemos uma relação (multimodalidade). Não há como negar que avanços nas Tecnologias Digitais da Comunicação e Informação têm proporcionado mudanças consideráveis em nossa sociedade em diferentes aspectos, tais como pessoal, social, cultural e educacional. Há a necessidade de que a tecnologia seja discutida como um meio, não um fim, e isso nos remete ao letramento digital relacionada à capacidade de os indivíduos utilizarem as tecnologias digitais em ambiente educacional com o objetivo de facilitar o processo de ensino-aprendizagem, buscando mostrar a importância das tecnologias digitais da comunicação e informação como novas formas de mediar o conhecimento e do próprio educando selecionar sua forma de educação, havendo autonomia e voz dentro da sala de aula numa relação colaborativa com seu educador e colegas. Razz
[De fato, o uso da tecnologias digitais são muito úteis no ambiente escolar, porém as escolas apresentam dificuldades para que o professor possa usá-las em sala, algumas vezes dificuldades com a falta de estrutura, outras com a dificuldade de manuseio dos programas por parte do aluno ou ainda as dificuldades de usar as tecnologias digitais  de maneira atraente para os jovens, uma vez que fora da escola os alunos já adquirem tantos apps fascinantes.]
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Re: TRABALHO COLABORATIVO

Mensagem por LiliaMaria em Seg Mar 26, 2018 8:18 pm

Pronto, consegue.

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Re: TRABALHO COLABORATIVO

Mensagem por Priscilla Gomes Correia em Ter Mar 27, 2018 12:58 am

No processo ensino-aprendizagem, as tecnologias precisam estar ao alcance de todos. Nessa nova fase de aprendizagem com integração das mídias, tudo começa a falar com tudo e com todos. Tudo pode ser divulgado em alguma mídia, todos podem ser produtores e consumidores de informações. O mundo físico se reproduz em plataformas digitais e todos os serviços começam a ter a possibilidade de serem realizados física ou virtualmente.
As mudanças que estão acontecendo na sociedade, mediadas pelas tecnologias em rede, são bem amplas, e com tudo isso acontecendo teremos que reinventar a educação como um todo.
As tecnologias permitem mudanças profundas e evoluem muito rapidamente. No universo virtual, todos em um clic se integram em redes formadas por quem tem interesses comuns. As redes sociais é um atrativo da comunicação que chega nas salas de aula, por essa razão, é preciso rever, ampliar e recontextualizar os conceitos de ensino. As redes sociais permitem que um mesmo objetivo de interesse seja debatido a partir de múltiplas vozes e que o conhecimento seja produzido de forma colaborativa.
Um dos desafios para o professor, é estabelecer com o estudante uma relação de ensino-aprendizagem que concilie os interesses deles com os objetivos pedagógicos, explorar o universo virtual no ambiente escolar possibilita também o acesso a conteúdos em formatos variados. Uma escola conectada à vida do aluno não pode descartar os recursos e as ferramentas tecnológicas e ela é permeada pela aprendizagem significativa, uma aprendizagem autônoma.
A atuação do professor deve objetivar a formação para a liberdade, buscar o desenvolvimento das potencialidades dos alunos para que se tornem indivíduos capazes, cidadãos conscientes e singulares. As tecnologias são parte de um processo muito mais rico e complexo, que é gostar de aprender e de ajudar a outros que aprendam numa sociedade em profunda transformação. Quanto mais a tecnologia avançada, mais a educação precisa de pessoas evoluídas e inovadoras.  
Very Happy Smile Razz
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Re: TRABALHO COLABORATIVO

Mensagem por Luciano Xavier em Ter Mar 27, 2018 11:45 pm

Sara Ramos escreveu:
Na sociedade moderna usamos a escrita e a leitura, os signos mediadores o tempo todo em práticas muito diferenciadas, inclusive que não são valorizados pela escola. Em nossas práticas sociais nos comunicamos não apenas por meio de palavras, mas também de sinais, gestos e imagens, entre outros recursos que configuram a comunicação como um evento multimodal que agrega diversos modos e recursos, independente do meio pela qual ela se realize, seja oral ou escrito, impresso ou digital. As múltiplas linguagens, ou multimodalidades, estão envolvidos em toda produção ou leitura dos textos e cada modalidade tem suas potencialidades de representação e de comunicação, produzidas culturalmente. Ao utilizarmos esses recursos de aprendizagem, na tentativa de buscar formas de falar com imagens, vídeos e outras formas de diálogo, estabelecemos uma relação (multimodalidade). Não há como negar que avanços nas Tecnologias Digitais da Comunicação e Informação têm proporcionado mudanças consideráveis em nossa sociedade em diferentes aspectos, tais como pessoal, social, cultural e educacional. Há a necessidade de que a tecnologia seja discutida como um meio, não um fim, e isso nos remete ao letramento digital relacionada à capacidade de os indivíduos utilizarem as tecnologias digitais em ambiente educacional com o objetivo de facilitar o processo de ensino-aprendizagem, buscando mostrar a importância das tecnologias digitais da comunicação e informação como novas formas de mediar o conhecimento e do próprio educando selecionar sua forma de educação, havendo autonomia e voz dentro da sala de aula numa relação colaborativa com seu educador e colegas. Razz
Gostei da sua reflexão, Sara, e Rojo (2012) ainda fala dos Multiletramentos, que está relacionado à multiplicidade cultural, ou seja, ao contexto cultural no processo de ensino-aprendizagem; e à multiplicidade semiótica de constituição dos textos, sendo os diferentes pontos de vista na sua elaboração.

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As TIC e a aprendizagem colaborativa na escola

Mensagem por Luciano Xavier em Ter Mar 27, 2018 11:55 pm

O mundo vem se tornando cada vez mais moderno e tecnológico, e isso não só acarreta inúmeros fatores no convívio social – por meio das redes globais – como também influencia diretamente no processo de ensino. Muitas informações circulam nas redes, e a todo instante recebemos inúmera delas. Os aparatos tecnológicos – os quais veiculam essas informações – aproximam pessoas que estão a milhares de quilômetros, e não se configuram mais como simples telas informantes, mas um meio interacionista em que o mundo virtual se constrói e fortifica-se a cada instante.
     Os laços que são construídos entre os usuários que compõem essa rede são tecidos de maneira que os conhecimentos e aspectos socioculturais – mesmo que distante – se cruzam, de modo a instaurar entre ambos uma situação “real” refletida nesse virtual emaranhado tecnológico. Como é percepível nessa passagem do texto Fundamentos histórico-culturais da atividade co-laborativa: "Na perspectiva cultural de interpretação do desenvolvimento humano portanto é a partir das complexas interrelações sociais (microgênese) e históricas (macrogênese), obrigatoriamente MEDIADAS pelo uso instrumental das ferramentas e signos ao longo da filogênese (percurso evolutivo inter-espécies) e da ontogênese (percurso desenvolvimental intra-espécie), que se criam enfim as condições materiais e imateriais para a co-laboração das funções psíquicas ‘superiores’ ou funções psíquicas culturais (a mnemotécnica, a imaginação criadora, a percepção descolada do campo perceptivo sensorial do sujeito, o pensamento verbal, por exemplo)".
     Considerando esse caráter sociocultural das redes, o processo educacional vem tecendo um novo olhar diante a essas novas ferramentas digitais. O uso das TIC em sala de aula se torna uma alternativa pertinente para os professores, uma vez que essas passam a incorporar o universo cultural dos alunos. No entanto, um número considerável de profissionais da educação ainda resiste a essas ferramentas, até mesmo pelo manuseio que nem sempre faz parte da rotina destes, ou até mesmo por que alguns professores apreendem as TIC/ciberespaços somente como uma diferença em sala de aula, e não como um instrumento transformador no processo de ensino. Deste modo, "O ciberespaço, deste ponto de vista, precisa então ser concebido como lugar de inovação, de co-laboração social, política e de mobilidade das práticas pedagógicas. Afinal, as práticas pedagógicas desenvolvem-se em contextos muito amplos, não são unívocas nem lineares; são fluidas e levam em consideração situações muito peculiares para o estabelecimento de processos comunicativos". (Texto 3 – Desafios contemporâneos à pedagogia da co-laboração na/em rede).
     Esses ciberespaços não devem ser considerados meros meios de diversão. É perceptível o seu caráter tanto social e recreativo como também de impacto na aquisição do conhecimento. No texto A co-laboração de/em programas livres, é abordado justamente as utilidades tecnológicas nos processos de interação social e de produção do conhecimento. Inicialmente diferencia-se softwares livres de softwares proprietários, e como os próprios nomes já sugerem, o livres proporcionam um acesso ampliado para mudanças e diversificações em seus usos. Em um fragmento do supracitado texto, observa-se que "o software livre fornece a sensação de liberdade ao seus eventuais usuários [...] pode tornar-se um programa enfim redimensionado por diferentes grupos - uma coletividade heterogênea espalhada por todo o mundo e interligada pela Rede, um grupo movido pela co-laboração denominado de comunidade".
     Pode-se depreender então o impacto de um software livre nas atividades interpessoais. Mais adiante, nesse mesmo texto, são apontados alguns desses softwares livres, sendo o Moodle e o Linux. Esses softwares contribuem diretamente no que o professor Athail Rangel chama de social-construcionismo, teoria que corrobora um processo de aprendizagem colaborativa, construída por meio de uma rede socio-construcionista, na qual os participantes contribuem para um aprendizado eficaz. E diante dessa pedagogia colaborativa, compreende-se a importância das redes tecnológicas nas múltiplas áreas sociais/humanas, especialmente no processo de ensino/aprendizagem.

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O USO DA INTERNET NO AMBIENTE ESCOLAR.

Mensagem por Carla Gislene Oliveira em Qua Mar 28, 2018 12:01 pm

Cíntia Espírito Santo escreveu:As tecnologias digitais invadiram o mundo moderno e a maneira de viver dos seres humanos em todo o mundo, trouxeram inclusive, novas maneiras para se trabalhar a educação no âmbito escolar. A internet tem fascinado o mundo com suas multifuncionalidades, apresentou ao mundo uma nova maneira de se comunicar e produzir conhecimento, o que de fato é muito útil, porém ainda não é bem vista por todos quando se trata de trabalhá-las em sala de aula, de fato, utilizar a internet e suas multifacetas não são suficientes para agradar aos alunos de um modo geral, uma vez que podem ter acessos a uma infinidade de jogos educativos e prazerosos, diferente  da tecnologia usada em sala de aula por seus educadores.
     O professor moderno enfrenta atualmente um grande dilema: utilizar a internet e agradar aos discentes, fazendo-os entenderem o assunto, o que faz com que o professor tenha ainda uma tarefa ainda mais complexa em sala. Porém fazer uso de atividades na rede pode fazer com que os alunos realizem um trabalho colaborativo, ajudando aos outros com seus conhecimentos e adquirindo novos, o que pode acontecer também com os seus tutores escolares.
     De fato, as redes sociais presentes no dia a dia de todos, já oferecem uma gama de conhecimentos extra classe o que ocasiona de o aluno algumas vezes chegar na escola com uma noção do assunto e às vezes até dominando certos temas, o que não é ruim pois pode proporcionar excelentes discursões em sala, uma vez que o aluno deve ser de fato o protagonista do seu aprendizado, cabe aqui o professor valorizar o aluno para assim apoiá-lo na busca pelo conhecimento.
     A aquisição de software livre pode ser muito útil, pois oferece vários recursos sem custos adicionais para seu uso, o que proporciona maior liberdade em seu uso, uma vez que o usuário pode realizar modificações, pois a partir do momento que adquire uma cópia ou realiza download do aplicativo ou programa, torna-se proprietário, o que proporciona  aos professores usarem no seu dia a dia escolar, transformando-o como desejar para melhor usar com seus alunos, essa liberdade pode deixar o aprendizado mais atraente e divertido.
     Vale ressaltar ainda que apesar de ter surgido na década de 1960, a internet ainda não é uma realidade para todos, apesar de estar difundida por todo o mundo, o que causa ai um novo tipo de desigualdade, a desigualdade de acesso à internet, neste caso, os alunos e professores enfrentam uma grande diversidade, de um lado um mundo conectado e com facilidades , de outro a dura realidade para adquirir novos saberes e concorrer em um vestibular por exemplo(no caso dos alunos), e ainda, a dura missão para os professores que precisam adequar-se à realidades diferentes para ajudar na aprendizagem de novos saberes.

Verdade Cíntia, as tecnologias proporcionam que as informações cheguem muito rápidas , o aluno tem acesso a conhecimentos que muitas vezes são ignorados pela escola.É preciso que a escola e o professor enquanto mediador reconheça e valorize essa gama de informações que esse aluno possui , para que auxiliem de forma consciente , filtrar os conteúdos que são importantes para sua formação, através de leituras que perpassam as palavras e frases, mais imagens, sons e todo o contexto ao qual esse aluno esta inserido.
Bem lembrado, o acesso ainda é restrito a muitas pessoas, e o suso das tecnologias passa a ser um grande desafio, visto que , existem espaços escolares , inclusive , que não tem ser quer computadores que dirás acesso à internet, dificultando esse trabalho colaborativo em rede, e o professor precisa está atento a praticas que trabalhem essas diferenças, para que  o ensino-aprendizagem seja coletivo.

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As tic e a aprendizagem colaborativa na escola.

Mensagem por Carla Gislene Oliveira em Qua Mar 28, 2018 12:36 pm

Luciano Xavier escreveu:O mundo vem se tornando cada vez mais moderno e tecnológico, e isso não só acarreta inúmeros fatores no convívio social – por meio das redes globais – como também influencia diretamente no processo de ensino. Muitas informações circulam nas redes, e a todo instante recebemos inúmera delas. Os aparatos tecnológicos – os quais veiculam essas informações – aproximam pessoas que estão a milhares de quilômetros, e não se configuram mais como simples telas informantes, mas um meio interacionista em que o mundo virtual se constrói e fortifica-se a cada instante.
     Os laços que são construídos entre os usuários que compõem essa rede são tecidos de maneira que os conhecimentos e aspectos socioculturais – mesmo que distante – se cruzam, de modo a instaurar entre ambos uma situação “real” refletida nesse virtual emaranhado tecnológico. Como é percepível nessa passagem do texto Fundamentos histórico-culturais da atividade co-laborativa: "Na perspectiva cultural de interpretação do desenvolvimento humano portanto é a partir das complexas interrelações sociais (microgênese) e históricas (macrogênese), obrigatoriamente MEDIADAS pelo uso instrumental das ferramentas e signos ao longo da filogênese (percurso evolutivo inter-espécies) e da ontogênese (percurso desenvolvimental intra-espécie), que se criam enfim as condições materiais e imateriais para a co-laboração das funções psíquicas ‘superiores’ ou funções psíquicas culturais (a mnemotécnica, a imaginação criadora, a percepção descolada do campo perceptivo sensorial do sujeito, o pensamento verbal, por exemplo)".
     Considerando esse caráter sociocultural das redes, o processo educacional vem tecendo um novo olhar diante a essas novas ferramentas digitais. O uso das TIC em sala de aula se torna uma alternativa pertinente para os professores, uma vez que essas passam a incorporar o universo cultural dos alunos. No entanto, um número considerável de profissionais da educação ainda resiste a essas ferramentas, até mesmo pelo manuseio que nem sempre faz parte da rotina destes, ou até mesmo por que alguns professores apreendem as TIC/ciberespaços somente como uma diferença em sala de aula, e não como um instrumento transformador no processo de ensino. Deste modo, "O ciberespaço, deste ponto de vista, precisa então ser concebido como lugar de inovação, de co-laboração social, política e de mobilidade das práticas pedagógicas. Afinal, as práticas pedagógicas desenvolvem-se em contextos muito amplos, não são unívocas nem lineares; são fluidas e levam em consideração situações muito peculiares para o estabelecimento de processos comunicativos". (Texto 3 – Desafios contemporâneos à pedagogia da co-laboração na/em rede).
     Esses ciberespaços não devem ser considerados meros meios de diversão. É perceptível o seu caráter tanto social e recreativo como também de impacto na aquisição do conhecimento. No texto A co-laboração de/em programas livres, é abordado justamente as utilidades tecnológicas nos processos de interação social e de produção do conhecimento. Inicialmente diferencia-se softwares livres de softwares proprietários, e como os próprios nomes já sugerem, o livres proporcionam um acesso ampliado para mudanças e diversificações em seus usos. Em um fragmento do supracitado texto, observa-se que "o software livre fornece a sensação de liberdade ao seus eventuais usuários [...] pode tornar-se um programa enfim redimensionado por diferentes grupos - uma coletividade heterogênea espalhada por todo o mundo e interligada pela Rede, um grupo movido pela co-laboração denominado de comunidade".
     Pode-se depreender então o impacto de um software livre nas atividades interpessoais. Mais adiante, nesse mesmo texto, são apontados alguns desses softwares livres, sendo o Moodle e o Linux. Esses softwares contribuem diretamente no que o professor Athail Rangel chama de social-construcionismo, teoria que corrobora um processo de aprendizagem colaborativa, construída por meio de uma rede socio-construcionista, na qual os participantes contribuem para um aprendizado eficaz. E diante dessa pedagogia colaborativa, compreende-se a importância das redes tecnológicas nas múltiplas áreas sociais/humanas, especialmente no processo de ensino/aprendizagem.

Concordo com sua reflexão Luciano, e destaco quando expressa, que os laços são construídos entre os usuários que compõem essa rede são tecidos de maneira que os conhecimentos e aspectos socioculturais-mesmo que distante- se cruzam , de modo a instaurar entre ambos uma situação "real" refletida nesse virtual emaranhado tecnológico.
O avanço das tecnologias é um cenário vigente gera
demanda por novos letramentos, que segundo Roxane Rojo, vão além das habilidades de ler e escrever, e ainda, nai ficam restritos ao campo das linguagens , mas envolvem o domínio e a capacidade de desempenhar diferentes habilidades e competências , adentrado , cada vez mais , os contextos sociais , políticos e culturais, não mais restrito ao âmbito educacional.
Jandira Masur diz que: " As coisas têm muitos jeitos de ser, dependendo do jeito da gente ver", ou seja, é preciso buscar novos caminhos, novas linguagens, para trabalhar as diferenças, sejam culturais, sociais , as experiencias vividas de cada aluno e a escola tem que está atenta e aberta para mudanças nas sua praticas educacionais.

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O trabalho colaborativo em educação e seus benefícios.

Mensagem por Carla Gislene Oliveira em Qua Mar 28, 2018 12:53 pm

Sara Ramos escreveu:
Na sociedade moderna usamos a escrita e a leitura, os signos mediadores o tempo todo em práticas muito diferenciadas, inclusive que não são valorizados pela escola. Em nossas práticas sociais nos comunicamos não apenas por meio de palavras, mas também de sinais, gestos e imagens, entre outros recursos que configuram a comunicação como um evento multimodal que agrega diversos modos e recursos, independente do meio pela qual ela se realize, seja oral ou escrito, impresso ou digital. As múltiplas linguagens, ou multimodalidades, estão envolvidos em toda produção ou leitura dos textos e cada modalidade tem suas potencialidades de representação e de comunicação, produzidas culturalmente. Ao utilizarmos esses recursos de aprendizagem, na tentativa de buscar formas de falar com imagens, vídeos e outras formas de diálogo, estabelecemos uma relação (multimodalidade). Não há como negar que avanços nas Tecnologias Digitais da Comunicação e Informação têm proporcionado mudanças consideráveis em nossa sociedade em diferentes aspectos, tais como pessoal, social, cultural e educacional. Há a necessidade de que a tecnologia seja discutida como um meio, não um fim, e isso nos remete ao letramento digital relacionada à capacidade de os indivíduos utilizarem as tecnologias digitais em ambiente educacional com o objetivo de facilitar o processo de ensino-aprendizagem, buscando mostrar a importância das tecnologias digitais da comunicação e informação como novas formas de mediar o conhecimento e do próprio educando selecionar sua forma de educação, havendo autonomia e voz dentro da sala de aula numa relação colaborativa com seu educador e colegas. Razz

Justamente Sara, o ensino e a aprendizagem da leitura e escrita , precisam levar em conta, atualmente , a variedade dos modos de comunicação existentes, ou seja a s múltiplas linguagens, representadas aqui pelas tecnologias digitais. Nessa nova perspectiva, devem-se considerar os modos de comunicação linguísticos: a escrita e a oralidade, visuais-imagens, fotografias ou gestuais, que se opõe às abordagens educacionais mais tradicionais, baseada nas palavras e frases. E o professor mediando esse processo para que de fato o conhecimento individual se torne colaborativo e coletivo.

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Re: TRABALHO COLABORATIVO

Mensagem por Jucicleia Xavier dos sant em Qui Mar 29, 2018 12:39 pm

Atividade colaborativa e espaço tecnológico
Atualmente vivenciamos em uma sociedade em constante mudanças, iniciando pelos avanços tecnológicos e/ou os meios de comunicação, na forma de comunicar com os outros diariamente. Hoje a sociedade busca um posicionamento para que venha desenvolver suas atitudes e e habilidades, é cabível notar que, o desenvolvimento implica uma maior exigência sobre a qualificação dos indivíduos, com isso base e motor de desenvolvimento criando novas responsabilidades sobre os sistemas educativos.
É de suma importância valorizar os benefícios contido na atividade colaborativa no meio tecnológico. Esse tipo de atividade possibilitará um conjunto de ideias com focos maiores, e por meio da tecnologia podemos observar um olhar mais amplo com grande desempenho e muita criatividade.
O conhecimento constitui-se, na principal vantagem competitiva das sociedades modernas, ou seja, o saber possui hoje um valor econômico e social vital para o desenvolvimento de uma nação. Daí a importância da educação para o desenvolvimento harmonioso e integral de cada indivíduo, tendo em conta o contributo para o desenvolvimento equilibrado e sustentado da sociedade atual.
A tecnologia na educação é primordial, é preciso estudar o que significa, e suas vantagens, ela deve sr sempre praceiras das escolas, na perspectiva de alavancar uma poder de conhecimento e desempenho melhor para todos os estudantes.

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Re: TRABALHO COLABORATIVO

Mensagem por Jucicleia Xavier dos sant em Qui Mar 29, 2018 12:53 pm

Priscilla Gomes Correia escreveu:No processo ensino-aprendizagem, as tecnologias precisam estar ao alcance de todos. Nessa nova fase de aprendizagem com integração das mídias, tudo começa a falar com tudo e com todos. Tudo pode ser divulgado em alguma mídia, todos podem ser produtores e consumidores de informações. O mundo físico se reproduz em plataformas digitais e todos os serviços começam a ter a possibilidade de serem realizados física ou virtualmente.
As mudanças que estão acontecendo na sociedade, mediadas pelas tecnologias em rede, são bem amplas, e com tudo isso acontecendo teremos que reinventar a educação como um todo.
As tecnologias permitem mudanças profundas e evoluem muito rapidamente. No universo virtual, todos em um clic se integram em redes formadas por quem tem interesses comuns. As redes sociais é um atrativo da comunicação que chega nas salas de aula, por essa razão, é preciso rever, ampliar e recontextualizar os conceitos de ensino. As redes sociais permitem que um mesmo objetivo de interesse seja debatido a partir de múltiplas vozes e que o conhecimento seja produzido de forma colaborativa.
Um dos desafios para o professor, é estabelecer com o estudante uma relação de ensino-aprendizagem que concilie os interesses deles com os objetivos pedagógicos, explorar o universo virtual no ambiente escolar possibilita também o acesso a conteúdos em formatos variados. Uma escola conectada à vida do aluno não pode descartar os recursos e as ferramentas tecnológicas e ela é permeada pela aprendizagem significativa, uma aprendizagem autônoma.
A atuação do professor deve objetivar a formação para a liberdade, buscar o desenvolvimento das potencialidades dos alunos para que se tornem indivíduos capazes, cidadãos conscientes e singulares. As tecnologias são parte de um processo muito mais rico e complexo, que é gostar de aprender e de ajudar a outros que aprendam numa sociedade em profunda transformação. Quanto mais a tecnologia avançada, mais a educação precisa de pessoas evoluídas e inovadoras.  
Very Happy Smile Razz
Concordo Pri, se a tecnologia está se ampliando cada vez mais, então é interessante que todos venha ter acessos em geral.

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Re: TRABALHO COLABORATIVO

Mensagem por Priscilla Gomes Correia em Sex Mar 30, 2018 12:24 pm

Carla Gislene Oliveira escreveu:    As tecnologias perpassam o tempo, e cada vez mais estamos inseridos nesse contexto tecnológico.Uma modernização rápida, ampliando a possibilidade de inserção a novos conhecimentos.
   É notável o crescimento da comunicação através das redes digitais, principalmente pela internet. Relações que compartilham desde trocas intelectuais, sociais, conversas informais ,numa perspectiva coletiva para construir novas ideias, visto que, ninguém tem uma história igual à de outra pessoa.
  As tecnologias digitais ainda são resistentes a alguns profissionais da educação, talvez  pelas praticas pedagógicas continuarem pautadas em velhos paradigmas , onde o professor é o detentor do saber ou por não terem pratica no manuseio dessas. Assim, as tic  entram na escola apenas como dispositivos técnicos , o que não proporciona nenhuma mudança no processo educativo.
  O ciberespaço precisa ser concebido como lugar de inovação , de co-laboração social, politica e de mobilidade das praticas pedagógicas. Para tal, é preciso que o professor enquanto mediador, auxilie o usuário desse espaço a trabalhar com as informações de maneira consciente , construindo o conhecimento coletivamente.
  O trabalho colaborativo implica o desenvolvimento de processos interacionistas, que visam encorajar os sujeitos a atuarem em coletivo para a construção de diferentes conhecimentos e saberes. Não existe um único detentor do conhecimento, todos se alternam nos papeis de educadores e educandos , compartilhando informações ininterruptas e significáveis.
  Segundo o professor doutor Athail Rangel, todo aprendizado eficaz sempre resulta na construção de algum artefato passível de uso por parte de outros - uma anotação, uma mensagem eletrônica, uma imagem, ou um programa para computador,por exemplo.
  A atividade colaborativa mediada pelas redes digitais tem seus desafios, visto que, não é fácil transgredir um movimento "linear" de ensinar e aprender, construído ao longo da história.

Concordo com você quando relata a resistência de alguns profissionais, mas também observo que muitos deles que resistem não teve ou não tem a oportunidade de serem inseridos nessa modernização. E como você mesmo afirma a cada momento estamos mais inserido nesse ambiente virtual, é necessário a mudança!
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Re: TRABALHO COLABORATIVO

Mensagem por Priscilla Gomes Correia em Sex Mar 30, 2018 12:31 pm

Jucicleia Xavier dos sant escreveu:Atividade colaborativa e espaço tecnológico
Atualmente vivenciamos em uma sociedade em constante mudanças, iniciando pelos  avanços tecnológicos e/ou os meios de comunicação, na forma de comunicar com os outros diariamente. Hoje  a sociedade busca um posicionamento para que venha desenvolver suas atitudes e e habilidades, é cabível notar que, o desenvolvimento implica uma maior exigência sobre a qualificação dos indivíduos, com isso base e motor de desenvolvimento criando novas responsabilidades sobre os sistemas educativos.
É de suma importância valorizar os benefícios contido na atividade colaborativa no meio tecnológico. Esse tipo de atividade possibilitará um conjunto de ideias com focos maiores, e por meio da tecnologia     podemos observar um olhar mais amplo com grande desempenho e muita criatividade.
O conhecimento constitui-se, na principal vantagem competitiva das sociedades modernas, ou seja, o saber possui hoje um valor econômico e social vital para o desenvolvimento de uma nação. Daí a importância da educação para o desenvolvimento harmonioso e integral de cada indivíduo, tendo em conta o contributo    para o desenvolvimento equilibrado e sustentado da sociedade atual.
A tecnologia na educação é primordial, é preciso estudar o que significa, e suas vantagens, ela deve sr sempre praceiras  das escolas, na perspectiva  de alavancar uma poder de conhecimento e desempenho melhor para todos os estudantes.

Atualmente, as tecnologia digitais devem está inserida no ambiente escolar, pois são essas tecnologias que usamos para interagir, realizar pesquisas e ... e por isso, precisamos de profissionais qualificados, para que o desenvolvimento desse aluno seja significativo.
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Re: TRABALHO COLABORATIVO

Mensagem por Priscilla Gomes Correia em Sex Mar 30, 2018 12:41 pm

Luciano Xavier escreveu:O mundo vem se tornando cada vez mais moderno e tecnológico, e isso não só acarreta inúmeros fatores no convívio social – por meio das redes globais – como também influencia diretamente no processo de ensino. Muitas informações circulam nas redes, e a todo instante recebemos inúmera delas. Os aparatos tecnológicos – os quais veiculam essas informações – aproximam pessoas que estão a milhares de quilômetros, e não se configuram mais como simples telas informantes, mas um meio interacionista em que o mundo virtual se constrói e fortifica-se a cada instante.
     Os laços que são construídos entre os usuários que compõem essa rede são tecidos de maneira que os conhecimentos e aspectos socioculturais – mesmo que distante – se cruzam, de modo a instaurar entre ambos uma situação “real” refletida nesse virtual emaranhado tecnológico. Como é percepível nessa passagem do texto Fundamentos histórico-culturais da atividade co-laborativa: "Na perspectiva cultural de interpretação do desenvolvimento humano portanto é a partir das complexas interrelações sociais (microgênese) e históricas (macrogênese), obrigatoriamente MEDIADAS pelo uso instrumental das ferramentas e signos ao longo da filogênese (percurso evolutivo inter-espécies) e da ontogênese (percurso desenvolvimental intra-espécie), que se criam enfim as condições materiais e imateriais para a co-laboração das funções psíquicas ‘superiores’ ou funções psíquicas culturais (a mnemotécnica, a imaginação criadora, a percepção descolada do campo perceptivo sensorial do sujeito, o pensamento verbal, por exemplo)".
     Considerando esse caráter sociocultural das redes, o processo educacional vem tecendo um novo olhar diante a essas novas ferramentas digitais. O uso das TIC em sala de aula se torna uma alternativa pertinente para os professores, uma vez que essas passam a incorporar o universo cultural dos alunos. No entanto, um número considerável de profissionais da educação ainda resiste a essas ferramentas, até mesmo pelo manuseio que nem sempre faz parte da rotina destes, ou até mesmo por que alguns professores apreendem as TIC/ciberespaços somente como uma diferença em sala de aula, e não como um instrumento transformador no processo de ensino. Deste modo, "O ciberespaço, deste ponto de vista, precisa então ser concebido como lugar de inovação, de co-laboração social, política e de mobilidade das práticas pedagógicas. Afinal, as práticas pedagógicas desenvolvem-se em contextos muito amplos, não são unívocas nem lineares; são fluidas e levam em consideração situações muito peculiares para o estabelecimento de processos comunicativos". (Texto 3 – Desafios contemporâneos à pedagogia da co-laboração na/em rede).
     Esses ciberespaços não devem ser considerados meros meios de diversão. É perceptível o seu caráter tanto social e recreativo como também de impacto na aquisição do conhecimento. No texto A co-laboração de/em programas livres, é abordado justamente as utilidades tecnológicas nos processos de interação social e de produção do conhecimento. Inicialmente diferencia-se softwares livres de softwares proprietários, e como os próprios nomes já sugerem, o livres proporcionam um acesso ampliado para mudanças e diversificações em seus usos. Em um fragmento do supracitado texto, observa-se que "o software livre fornece a sensação de liberdade ao seus eventuais usuários [...] pode tornar-se um programa enfim redimensionado por diferentes grupos - uma coletividade heterogênea espalhada por todo o mundo e interligada pela Rede, um grupo movido pela co-laboração denominado de comunidade".
     Pode-se depreender então o impacto de um software livre nas atividades interpessoais. Mais adiante, nesse mesmo texto, são apontados alguns desses softwares livres, sendo o Moodle e o Linux. Esses softwares contribuem diretamente no que o professor Athail Rangel chama de social-construcionismo, teoria que corrobora um processo de aprendizagem colaborativa, construída por meio de uma rede socio-construcionista, na qual os participantes contribuem para um aprendizado eficaz. E diante dessa pedagogia colaborativa, compreende-se a importância das redes tecnológicas nas múltiplas áreas sociais/humanas, especialmente no processo de ensino/aprendizagem.

A maioria dos alunos navegam com surpreendente autonomia. No universo virtual, todos rapidamente se integram em redes formadas por quem tem interesses comuns, no trabalho envolvendo redes sociais na escola, a troca de saberes entre estudantes e docentes é essencial. Toda essa mudança, faz com que os estudantes esperem da escola a oferta de atividades criativas, conteúdos e metodologias que contemplem suas habilidades e competências e dialoguem com sua identidade.
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Re: TRABALHO COLABORATIVO

Mensagem por Ivânia Mota em Sex Mar 30, 2018 5:46 pm

TRABALHO COLABORATIVO
Vivemos em um mundo globalizado, onde a sociedade hoje funciona a partir de diversos tipos de informações, sejam elas impressas, sonoras, televisivas e telemáticas, onde sentimos a necessidade de acompanhar as informações principalmente através das redes digitais, destacando-se a internet, que nos leva a um vasto campo de conhecimentos, contribuindo para o aprendizado de quem a usa, colaborando e muito com a educação no qual o professor já leva consigo seus conhecimentos,mas ao mesmo tempo esses conhecimentos podem se tornar bem mais amplo com a prática da tecnologia digital na sala de aula, porém não basta está conectado a esse campo virtual, por exemplo, para assegurar que eles serão alcançados de maneira completa e eficaz é preciso um trabalho de reflexão em conjunto. O trabalho colaborativo entre professores faz parte de um vasto campo de conhecimento no qual permite reconhecer seu poder, fragilidade, incerteza e necessidade de se reconstruir, de se socializar a prática de conhecimentos, a formação cultural e a mudança de suas práticas pedagógicas, onde todos se encontram na condição de aprendizes e educadores no qual podem dá opiniões coletiva sendo possível a partir de uma liberdade intelectual dos sujeitos.
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Re: TRABALHO COLABORATIVO

Mensagem por Ivânia Mota em Sex Mar 30, 2018 5:53 pm

Carla Gislene Oliveira escreveu:    As tecnologias perpassam o tempo, e cada vez mais estamos inseridos nesse contexto tecnológico.Uma modernização rápida, ampliando a possibilidade de inserção a novos conhecimentos.
   É notável o crescimento da comunicação através das redes digitais, principalmente pela internet. Relações que compartilham desde trocas intelectuais, sociais, conversas informais ,numa perspectiva coletiva para construir novas ideias, visto que, ninguém tem uma história igual à de outra pessoa.
  As tecnologias digitais ainda são resistentes a alguns profissionais da educação, talvez  pelas praticas pedagógicas continuarem pautadas em velhos paradigmas , onde o professor é o detentor do saber ou por não terem pratica no manuseio dessas. Assim, as tic  entram na escola apenas como dispositivos técnicos , o que não proporciona nenhuma mudança no processo educativo.
  O ciberespaço precisa ser concebido como lugar de inovação , de co-laboração social, politica e de mobilidade das praticas pedagógicas. Para tal, é preciso que o professor enquanto mediador, auxilie o usuário desse espaço a trabalhar com as informações de maneira consciente , construindo o conhecimento coletivamente.
  O trabalho colaborativo implica o desenvolvimento de processos interacionistas, que visam encorajar os sujeitos a atuarem em coletivo para a construção de diferentes conhecimentos e saberes. Não existe um único detentor do conhecimento, todos se alternam nos papeis de educadores e educandos , compartilhando informações ininterruptas e significáveis.
  Segundo o professor doutor Athail Rangel, todo aprendizado eficaz sempre resulta na construção de algum artefato passível de uso por parte de outros - uma anotação, uma mensagem eletrônica, uma imagem, ou um programa para computador,por exemplo.
  A atividade colaborativa mediada pelas redes digitais tem seus desafios, visto que, não é fácil transgredir um movimento "linear" de ensinar e aprender, construído ao longo da história.


Concordo com seu pensamento!! Onde todos se encontram na condição de aprendizes e educadores no qual podem dá opiniões coletiva, sendo possível a partir de uma liberdade intelectual dos sujeitos! Very Happy Very Happy
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As TIC e a aprendizagem colaborativa na escola

Mensagem por Mylena Cerqueira em Sex Mar 30, 2018 6:45 pm

Luciano Xavier escreveu:O mundo vem se tornando cada vez mais moderno e tecnológico, e isso não só acarreta inúmeros fatores no convívio social – por meio das redes globais – como também influencia diretamente no processo de ensino. Muitas informações circulam nas redes, e a todo instante recebemos inúmera delas. Os aparatos tecnológicos – os quais veiculam essas informações – aproximam pessoas que estão a milhares de quilômetros, e não se configuram mais como simples telas informantes, mas um meio interacionista em que o mundo virtual se constrói e fortifica-se a cada instante.
     Os laços que são construídos entre os usuários que compõem essa rede são tecidos de maneira que os conhecimentos e aspectos socioculturais – mesmo que distante – se cruzam, de modo a instaurar entre ambos uma situação “real” refletida nesse virtual emaranhado tecnológico. Como é percepível nessa passagem do texto Fundamentos histórico-culturais da atividade co-laborativa: "Na perspectiva cultural de interpretação do desenvolvimento humano portanto é a partir das complexas interrelações sociais (microgênese) e históricas (macrogênese), obrigatoriamente MEDIADAS pelo uso instrumental das ferramentas e signos ao longo da filogênese (percurso evolutivo inter-espécies) e da ontogênese (percurso desenvolvimental intra-espécie), que se criam enfim as condições materiais e imateriais para a co-laboração das funções psíquicas ‘superiores’ ou funções psíquicas culturais (a mnemotécnica, a imaginação criadora, a percepção descolada do campo perceptivo sensorial do sujeito, o pensamento verbal, por exemplo)".
     Considerando esse caráter sociocultural das redes, o processo educacional vem tecendo um novo olhar diante a essas novas ferramentas digitais. O uso das TIC em sala de aula se torna uma alternativa pertinente para os professores, uma vez que essas passam a incorporar o universo cultural dos alunos. No entanto, um número considerável de profissionais da educação ainda resiste a essas ferramentas, até mesmo pelo manuseio que nem sempre faz parte da rotina destes, ou até mesmo por que alguns professores apreendem as TIC/ciberespaços somente como uma diferença em sala de aula, e não como um instrumento transformador no processo de ensino. Deste modo, "O ciberespaço, deste ponto de vista, precisa então ser concebido como lugar de inovação, de co-laboração social, política e de mobilidade das práticas pedagógicas. Afinal, as práticas pedagógicas desenvolvem-se em contextos muito amplos, não são unívocas nem lineares; são fluidas e levam em consideração situações muito peculiares para o estabelecimento de processos comunicativos". (Texto 3 – Desafios contemporâneos à pedagogia da co-laboração na/em rede).
     Esses ciberespaços não devem ser considerados meros meios de diversão. É perceptível o seu caráter tanto social e recreativo como também de impacto na aquisição do conhecimento. No texto A co-laboração de/em programas livres, é abordado justamente as utilidades tecnológicas nos processos de interação social e de produção do conhecimento. Inicialmente diferencia-se softwares livres de softwares proprietários, e como os próprios nomes já sugerem, o livres proporcionam um acesso ampliado para mudanças e diversificações em seus usos. Em um fragmento do supracitado texto, observa-se que "o software livre fornece a sensação de liberdade ao seus eventuais usuários [...] pode tornar-se um programa enfim redimensionado por diferentes grupos - uma coletividade heterogênea espalhada por todo o mundo e interligada pela Rede, um grupo movido pela co-laboração denominado de comunidade".
     Pode-se depreender então o impacto de um software livre nas atividades interpessoais. Mais adiante, nesse mesmo texto, são apontados alguns desses softwares livres, sendo o Moodle e o Linux. Esses softwares contribuem diretamente no que o professor Athail Rangel chama de social-construcionismo, teoria que corrobora um processo de aprendizagem colaborativa, construída por meio de uma rede socio-construcionista, na qual os participantes contribuem para um aprendizado eficaz. E diante dessa pedagogia colaborativa, compreende-se a importância das redes tecnológicas nas múltiplas áreas sociais/humanas, especialmente no processo de ensino/aprendizagem.
Concordo com o seu posicionamento. Como aponta Rezende (2014), “Há a necessidade urgente de aproximação do universo e da cultura dos alunos, torna-se essencial contextualizar os processos de ensino e aprendizagem ressignificando as possibilidades educativas e o uso da tecnologia na escola e fora dela.” Dessa forma, junto com a aproximação entre as vivências dos alunos e o ambiente escolar, a utilização das ferramentas digitais permitiria uma prática de ensino mais flexível.
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O trabalho colaborativo na educação

Mensagem por Acsa Santana em Sex Mar 30, 2018 9:14 pm

Os seres humanos diferente dos animais criam a todo instante, novas formas de comunicação, por meio das TCI (Tecnologias, informações, e comunicações) pode-se perceber que esse surgimento é constante, fazendo com que as tecnologias por mais que sejam úteis, estejam em movimento de evolução, fazendo com que o termo “novas tecnologias” se torne praticamente inutilizável. É nessa linha de pensamento que um profissional da educação juntamente com a instituição em que ensina, analisem a importância da inserção de métodos colaborativos/educativos na escola, que levem meios de comunicação de Rede conhecidos e acessíveis aos alunos. Isso porque, se na sociedade externa a escola (externa a sala de aula), a frequência com que se usam tais meios é evidente, significa que estudantes devem ser preparados para utiliza-los, mas utiliza-los de forma a absorver conhecimento, não apenas fazer uso aleatório.
No entanto ainda hoje, século XXI, há uma resistência ao método colaborativo baseado na utilização das tecnologias em sala, alguns obstáculos são encontrados por aqueles que as defendem, o ensino tradicional por ser o mais fácil, ainda é o mais utilizado, aquele em que há um professor, os alunos, o conteúdo a ser passado e o quadro... Os que mexem nesse sistema procuram demonstrar que o aluno não é uma tábula rasa, ou seja, os seus saberes tecnológicos, por exemplo, podem juntar-se aos saberes de outros e com isso gerar um saber coletivo. O processo é trabalhoso, por isso, aderi-lo se torna além de uma tarefa de coragem (mostrar que o professor não é autônomo no processo de ensino/aprendizagem. Pois seus alunos sempre saberão algo que ele não sabe), é também uma tarefa de demonstração e utilização de conhecimentos individuais, formando assim, pessoas criativas e pensantes, não apenas repetitivas e copiadoras. Exclamation

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Acsa Santana

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Re: TRABALHO COLABORATIVO

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