PRÁTICA PEDAGÓGICA IV
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Guardiões da Floresta

4 participantes

Ir para baixo

Guardiões da Floresta Empty Guardiões da Floresta

Mensagem por DanielaLetras Qui Abr 19, 2018 9:41 pm

O jogo Guardiões da Floresta é um projeto desenvolvido pelo Centro de Pesquisa Desenvolvimento Comunidades Virtuais, entre 2014 e 2015. O jogo foi desenvolvido para crianças entre 8 e 12 anos, indicada para crianças sem ou com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade  bounce (TDAH).
Podemos conceituar TDAH como uma disfunção em áreas da parte pré frontal do cérebro. Como consequência as funções congnitivas são comprometidas. O jogo monitora essas possíveis dificuldades e estimula a melhoria do desempenho.
Inicialmente o gamebook  introduz a história da pequena personagem Luy que se passa na floresta amazônica. O texto é avançado para outros momentos da histórias com a intervenção do jogador. O jogo também pode ser classificado como gamebook, devido a seu caráter hibrido, mesclando livro digital e jogos. No começo do jogo é a história é narrada por Harã líder dos guardiões, e é apresentado o restante dos integrantes desse grupo, sendo todos personagens do folclore brasileiro.
O jogo segue o perfil de muitos jogos da atualidade onde o jogador age no jogo através de um personagem que irá acatar a seus comandos dentro da partida, nesse ponto o jogo se diferencia de jogos de tabuleiro e etc que não precisam desse personagem para intermediá-lo.
Luy, a personagem principal do jogo, acaba se perdendo de seus pais, por isso precisa da ajuda dos guardiões para desenvolver habilidades necessárias para o resgate de seus pais. Assim desenvolve-se todo o jogo.
Dentro do jogo são abertos mini games que trabalham as funções executivas, como por exemplo, controle inibitório, memória de trabalho, categorização, atenção seletiva, planejamento, flexibilidade cognitiva e etc. No menu inicial é apresentado uma placa com o nome "opções" onde poderá ser encontrado o marcador de desempenho e os traços observados para a análise dos dados.
Além de todo esse trabalho cognitivo o gamebook ainda proporciona ao jogador uma leitura dinâmica e lúdica, descontruindo a teoria de leitura como algo monótono ou até mesmo "chato" pois dá ao jogador a opção de participar ativamente da história, envolvendo-o como leitor e não apenas jogador.

DanielaLetras

Mensagens : 7
Data de inscrição : 28/03/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Guardiões da Floresta Empty Re: Guardiões da Floresta

Mensagem por Naiara12 Dom Abr 22, 2018 7:22 pm

Dany,o Gamebook convida a criança a se imaginar no universo da Floresta Amazônica onde vai encontrar os Guardiões da Floresta, o lobisomem, Luno, a Iara, o curupira Aram e o Saci Pereira que juntos com Lyu a principal personagem irão proteger a floresta da devastação que a fábrica Aragon vem provocando. Deixando o imaginário de infinitas fantasias para cada jogador.

Naiara12

Mensagens : 5
Data de inscrição : 01/04/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Guardiões da Floresta Empty Re: Guardiões da Floresta

Mensagem por Simone Luz Puglisel Seg Abr 23, 2018 9:54 pm

O jogo Guardiões da Floresta foi desenvolvido por um grupo de pesquisadores da Universidade Estadual da Bahia, e está disponível para ser baixado gratuitamente. É uma aventura com três fases e muitos desafios, em que as crianças poderão conhecer o espaço em que vivem e tomar consciência sobre a importância de se cuidar da natureza.
Os personagens são folclóricos e animais, que habitam a região amazônica, com a qual precisam vencer os perigos existentes na floresta.
Dentro desse contexto, com os personagens as crianças aprendem sobre a preservação do meio ambiente de forma lúdica, desenvolvendo na criança o imaginário. É uma estratégia para que o educador aplique conteúdos voltados para a educação ambiental, dentre outros temas relacionados.

Simone Luz Puglisel

Mensagens : 7
Data de inscrição : 19/03/2018
Idade : 39

Ir para o topo Ir para baixo

Guardiões da Floresta Empty Re: Guardiões da Floresta

Mensagem por Luna Layse Seg Abr 23, 2018 11:40 pm

A partir dos temas trabalhados neste e nos demais jogos, é importante perceber a ampla possibilidade de desenvolver games com assuntos sobre campos diversos do conhecimento, abordando desde questões sociais, econômicas, ambiental, dentre outras. Assim, as tecnologias que são atrativas aos estudantes podem também ter funções educativas específicas, desenvolvendo processos cognitivos.

Luna Layse

Mensagens : 6
Data de inscrição : 26/03/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Guardiões da Floresta Empty Re: Guardiões da Floresta

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos