PRÁTICA PEDAGÓGICA IV
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Foróm gêneros do discurso e hipermodernidade

2 participantes

Ir para baixo

Foróm gêneros do discurso e hipermodernidade Empty Foróm gêneros do discurso e hipermodernidade

Mensagem por Luana Lopes Seg Jul 02, 2018 6:31 pm

1- conceito de web 1.0;É possível observar no texto das autoras Rojo e Barbosa que a web 1.0 foi a primeira geração de internet, principalmente por dar informações unidirecional(de um para muitos)como na cultura de massa.
web 2.0; Segundo as autoras a web 2.0 permite que os usuários sejam produtores de conteúdos em postagens e publicações em diversas redes sociais como ex:Facebook,Twitter,Tumblr e em redes de mídias como Instagram,Flickr,You Tube etc.
web 3.0 ;Já procuram trabalhar em cima da questão de atrair os usuários,eles procuram antecipar o que o usuário gosta, suas necessidades e seus interesses.Oferecendo conteúdos e mercadorias em tempo real, através de diferentes sites e redes sociais.
Hipermodernidade;Nos lembra uma característica, a globalização o mundo todo interligado pela troca rápida de informações.E é a partir desse avanço que surgiram e surgem novas formas de se relacionar,de se informar,de se comportar ,de se discursar, de se aprender.
2-A partir da leitura do texto das autoras Rojo e Barbosa percebemos que é possível trabalhar em sala de aula na disciplina de Língua Portuguesa práticas da web como a utilização de diferentes redes como Facebook,Instagram ,Twitter e outras redes de mídias como Flickr,You Tube etc ,trabalhando na perspectiva da responsabilização,propiciando aos alunos experiências significativas a partir de produções de diferentes culturas como esses gêneros que circulam em ambientes digitais. Aprimorando os critérios de administrar a seleção de textos,produções e a recepção de textos multi semióticos. Na minha concepção é uma forma muito interessante de se trabalhar, visto que promoverá o diálogo entre os alunos ressaltando também a importância de utilizar essas ferramentas como uso pedagógico, levando em consideração também o uso das tecnologias digitais na sala de aula propiciando experiências e possibilitando aos educandos a construção coletiva de saberes.
3-A escola pode atuar na promoção desses novos gêneros trabalhando com essas ferramentas multimodais que permite aos alunos essa mistura de diferentes linguagens,despertando o domínio e habilidades de manusear.Visto que todos esses gêneros como o playlist e a fanfiction;Permitindo a experiências de selecionar conteúdos,forma de organização também podem ser usadas para designar ações e processos próprios do universo das redes,permitindo múltiplas interpretações,interações com os colegas e autonomia.
As linguagens que se pode contemplar é práticas e procedimentos hipermodernos (e digitais) na escola,organizando uma maior importância na vida cultural,privada e pública da hipermodernidade.
Para lidar com o pluriculturalismo primeiramente é preciso ter respeito pelas diversidades presentes na escola como incentivar e apoiar a liberdade de expressão,liberdade de pensamento que garantem as escolhas do indivíduo. A instituição precisa ser democrática, dialógica e sem preconceitos para que possa trabalhar juntamente com o corpo docente todas essas questões procurando preservar com respeito a diversidade de fé, de origem, de gênero e de convicção ideológicas.
Precisa pensar em currículo multiletrado que leve em conta os novos letramentos digitais da hipermodernidade na escola, usando essas culturas de rede,criando fantásticas possibilidades de democratizar os acessos a informações e ao conhecimento utilizando essas ferramentas como uso pedagógico.

Luana Lopes

Mensagens : 6
Data de inscrição : 19/03/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Foróm gêneros do discurso e hipermodernidade Empty Re: Foróm gêneros do discurso e hipermodernidade

Mensagem por DanielaLetras Ter Jul 03, 2018 9:08 pm

Concordo com seu posicionamento, Luana!cheers Razz
A rede dá suporte para infinitas possibilidades de potencializar o ensino. Os envolvidos só tem a ganhar com isso, tanto alunos como professores.
Amei esses emojis, pena que é a última vez que vou poder usar. Rolling Eyes Rolling Eyes

DanielaLetras

Mensagens : 7
Data de inscrição : 28/03/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos