Multiletramento nas práticas docentes

Ir em baixo

Multiletramento nas práticas docentes

Mensagem por Aquila Oliveira em Seg Jul 02, 2018 7:27 pm

Atualmente vivenciamos o avanço tecnológico com a mais alta influenciação midiática, o que tem trazido fortes influências e facilidades nas nossas vidas. Porém essas tecnologias tem se tornado também um fator divisório, pois elas definem o seu grau de status na sociedade devido ao capitalismo, como bem sabemos, dentro disso Roxane Rojo aborda termos do tipo " hipermodernidade". A hipermodernidade segundo Rojo é a intensificação da modernidade, mesmo nos trazendo a ideia de avanço ou melhoria.
Também é visto ideias como Web 0.1, Web 0.2 e Web 0.3, todas tratam da evolução da computação ao longo dos anos. A Web 0.1 é a iniciação de tudo, de como a internet surgiu e como os primeiros internautas tinham acesso e logo se tornou usada por muitos. A segunda Web é o surgimento dos sites e as famosas redes sociais. A Web 0.3 é a ampliação da segunda assim ela também servirá para o comércio.
Mesmo tendo em vista os Maus impactos/influências no nosso cotidiano gerado pelo mau uso tecnológico, podemos tirar bom aproveito como professor tendo em vista o grande uso dessas novas tecnologias ao nosso alunado.
No que diz respeito ao ensino de Língua portuguesa pode ser trabalhado o incentivo da leitura já que as redes sociais utilizada por esses alunos, e tem o poder de fazer eles criarem textos e lerem, na perspectiva de leitura pode ser usado como instrumento tecnológico de redes sociais como a Skoob, que é a rede social somente para leitores, nele podemos montar nossa própria estante virtual e nos monitorar quanto leitor, criar metas de leitura anual e criar resenhas de livros já lidos, além de desenvolver o senso crítico do seu aluno, fazendo o mesmo ter autonomia quanto a sua escrita sem se limitar a ideias já pensadas. Quanto a criação podemos trabalhar as fanfic's em sites como o wattpad que possibilita que também leitura e interação, nas suas criações o aluno tem a possibilidade de continuar o livro de um autor de sua preferência desenvolvendo ali o seu querer quanto fã da obra. Dentro dessas duas ferramentas o professor tem o poder de proporcionar o prazer a leitura, ou seja formar novos e bons leitores além de descobrir quem sabe um escritor dentro da sua classe.
A depender da prática adotada pelo professor deve-se reconhecer os multiletramentos disposto a ele, tendo em vista as dificuldades encontrada no seu âmbito escolar, porém é de se esperar bons resultados pois a tendência tecnológica é a evolução e as novas gerações de alunos tendem a acompanhar, e o papel do professor é oferecer ao discentes o prazer do conhecimento.

Aquila Oliveira

Mensagens : 6
Data de inscrição : 19/03/2018

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Multiletramento nas práticas docentes

Mensagem por LiliaMaria em Ter Jul 03, 2018 11:46 pm

concordo com você

LiliaMaria

Mensagens : 6
Data de inscrição : 26/03/2018

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum