PRÁTICA PEDAGÓGICA IV
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A colaboração entre as praticas pedagógicas e os espaços virtuais e tecnológicos

Ir para baixo

A colaboração entre as praticas pedagógicas e os espaços virtuais e tecnológicos Empty A colaboração entre as praticas pedagógicas e os espaços virtuais e tecnológicos

Mensagem por Jaiara Freitas Seg Abr 02, 2018 9:21 am

Grande parte do mundo encontra se conectado. Isso devido, a quantidade de informações que são transmitidas diariamente pelos meios de comunicação como o rádio, a TV e os jornais, por exemplo. Através das redes digitais e da internet surgiram diferentes maneiras de se comunicar, produzir e de adquirir conhecimentos. Nesse contexto, o contado com a internet possibilitou o surgimento das comunidades de aprendizado, em que pessoas fazem uso da internet para trocas intelectuais, sociais, culturais e afetivas. De acordo com Rheingold, nas comunidades virtuais as pessoas consegue fazer quase tudo o que faz na vida real. Assim, percebe-se que a sociedade esta aprendendo a viver no mundo virtual e tecnológico, pois estão construindo novos conhecimentos com a colaboração nas redes.
   No que diz respeito às influências das tecnologias de informação e comunicação, compreende se que as TIC juntamente com as praticas cotidianas dos docentes, como as relações políticas, sociais e econômicas, por exemplo, interferem e modificam a função educacional e a compreensão dos contextos educativos dos mesmos. Além disso, as TIC influenciam o modo como os professores pensam e agem diante das diversas possibilidades de aplicação da sua pedagogia nas escolas e fora delas.
   Devido ao fato das TIC serem representadas no meio escolar como mecanismos técnicos e as práticas pedagógicas como velhos paradigmas e, também, por substituir o papel central dos professores. Torna-se evidente a necessidade de promover uma colaboração entre as praticas pedagógicas e os espaços virtuais e tecnológicos. Isso porque, o ciberespaço precisa ser compreendido como um espaço de colaboração social em que as praticas pedagógicas devem ser inseridas e mobilizadas.
   Constata-se que a utilização das TIC é importante para a potencialização das práticas pedagógicas, apesar de existirem dificuldades por partes de alguns docentes como, por exemplo, na utilização desses recursos no ensino cotidiano. Além disso, a tecnologia da informação e comunicação é importante, pois permite que o professor tenha acesso a novos instrumentos dentro da escola e no seu meio social, que podem ser utilizados nas suas práticas pedagógicas. Além disso, eles podem recorrer as TIC para compartilhar e efetivar mudanças nas suas praticas e promover novas interações entre os sujeitos e o conhecimento.

Jaiara Freitas

Mensagens : 4
Data de inscrição : 19/03/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos